Encontro com a Doutora e escritora francesa Sylvie Debs, especialista do cinema brasileiro

JPEG

De 8 a 26 de agosto, de Fortaleza a Salvador, passando por Natal, João Pessoa, Recife e Aracajú, uma das maiores especialistas do cinema brasileiro na França, Sylvie Debs, vem ao encontro do público brasileiro para apresentar seu novo livro Cinema e Cordel: Jogos de Espelhos (Lume Filmes/ Interarte).

Nesse livro, Sylvie Debs investiga as relações do cinema com formas tradicionais de expressão artística do povo brasileiro, principalmente, a poesia popular do Nordeste, escrita em folhetos de cordel ou improvisadas nas cantorias, que tem inspirado ao longo das décadas o cinema brasileiro. Cinema e Cordel: Jogos de Espelhos vem assim contribuir para aprofundar o (re)conhecimento da importante contribuição das culturas populares às artes brasileiras.

Doutora em literatura comparada, Sylvie Debs já publicou Patativa do Assaré (2000), Os mitos do Sertão: emergência de uma identidade nacional (2002), e Brasil: o ateliê dos cineastas (2004) assim como inúmeros artigos sobre cinema, literatura de cordel e cultura popular, em revistas especializadas.

Como adida de cooperação e ação cultural na Embaixada de França no Brasil (2006-2010), foi uma das organizadoras do Ano França-Brasil em 2009, e a partir de 2013, retomou suas pesquisas sobre a cultura brasileira. Atualmente, ela coordena a Casa Brasileira de Refúgio - CABRA, voltada para o apoio e proteção a escritores e artistas exilados, em situação de risco em seus países de origem.

Venham numerosos encontrar Sylvie Debs!

Em Fortaleza dia 8 de agosto às 19h na Aliança Francesa
Em Natal dia 10 de agosto às 18h na Aliança Francesa
Em João Pessoa dia 11 na Aliança Francesa e dia 12 de agosto na UFPB
Em Recife dia 17 às 16h na UFPE e às 19h30 na Aliança Francesa e, e dia 18 de agosto às 10h na Faculdade AESO e às 19h na UNICAP
Em Aracajú dia 22 às 18h na UFS
Em Salvador dia 26 às 9h30 na UFBA

publicado em 19/01/2017

Topo de página