Curso de cinema documental da famosa escola francesa Atelier Varan ocorre em Recife

PNG

O H2O Cine Recife é uma oficina de documentário, em torno do tema da água e sob a coordenação dos Ateliers Varan que será realizada em Recife durante 7 semanas, de 1 de agosto a 16 de setembro de 2016 na AESO – Barros Melo com a participação de 10 alunos e a produção de até 10 documentários.

O objetivo principal deste projeto é formar jovens pernambucanos na produção de filmes, que se tornarão uma ferramenta não só de documentação para os profissionais da água, mas também de sensibilização da população em uma região onde os problemas que concernem esse assunto, como acesso à água, tratamento, higiene, poluição e distribuição ainda representam um desafio.

Os Ateliers Varan é uma escola de cinema documental sediada em Paris que atua desde 35 anos em diversas partes do mundo com a realização de oficinas de formação para a direção de documentários. Fortalecidos por uma grande experiência e por um grande número de formadores que têm uma pedagogia singular, os Ateliers Varan desenvolvem cursos de direção na França e em aproximadamente 30 países no mundo. Ao todo, já foram produzidos mais de 1.500 filmes. Os Ateliers Varan desenvolveram uma pedagogia coletiva, entre a prática e a reflexão étnica, busca de uma escrita pessoal e definição de seu próprio ponto de vista.

O projeto tem o patrocínio da Région Île-de-France, Prefeitura de Nantes e Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD, e o apoio da Prefeitura do Recife - por meio da Secretaria de Representação e Relações Internacionais, do Instituto Francês/ Recife, da AESO Barros Melo, do Porto Mídia, do Governo do Estado de Pernambuco - por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Meio Ambiente e da Fundarpe, e da UFPE.

publicado em 02/08/2016

Topo de página