Comemoração da festa nacional da República francesa no Recife

JPEG - 5.4 MB
L’équipe du consulat général de France à Recife lors de la célébration du 14 juillet 2015, dans les locaux de la faculté de droit de l’Université fédérale du Pernambouc (UFPE)

O 14 de julho de 2015 realizou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a recepção organizada por Bruno Bisson, Cônsul Geral da França no Recife, na ocasião da Festa Nacional francesa.

JPEG

Situado no centro da cidade do Recife, o edifício da Faculdade de Direito foi escolhido pela sua arquitetura, fruto do trabalho do Francês Gustave Varin.
Os alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco cantaram sucessivamente os hinos francês e brasileiro, dirigidos pela professora de francês, Fernanda França Puça e pelo professor de música Rodrigo Luna.

JPEG

Depois disso, Bruno Bisson fez um discurso (em francês) na frente da plateia.

Le consul général au moment de la prononciation du discours le 14 juillet 2015 - JPEG

Dentro da faculdade, o tema do clima foi especialmente valorizado. Este assunto particularmente no coração da diplomacia francesa este ano (a cidade de Paris recebe em dezembro de 2015, a organização da COP21, conferência internacional sobre o clima) foi abordado com duas exposições sobre a água: uma da associação brasileira “Águas do Nordeste” e outra de Armelle Giglio-Jacquemot e Ermelindo Tadeu Giglio, dois antropólogos que participaram do projeto franco-brasileiro de pesquisa Coqueiral.

O mestre de esgrima Daniel Lourenço apresentou aos convidados uma demonstração de esgrima, esporte francês por excelência. Ele abriu o primeiro local de ensino desse esporte no Recife : a Academia Pernambucana de Esgrima (APE) no centro da cidade.

JPEG

A cerimônia foi apresentada pelo franco-brasileiro Alexandre Ledieu.

JPEG

O bufê com os sabores franceses foi feito pela « Maison Massé ».

JPEG

Essa festa não teria sido realizada sem o apoio de vários parceiros, empresas, instituições, associações: Rincet BTP, Pernod Ricard Brasil, Brasilit, Rivoli Peugeot, Diehl Metering, Maison Massé, Academia Pernambucana de Esgrima (APE), GCINet ; Faculdade de Direito da UFPE.

FOTOS : João Gabriel Lira e Fernando Machado

L'équipe du consulat général de France à Recife lors de la célébration du 14 juillet 2015, dans les locaux de la faculté de droit de l'Université fédérale du Pernambouc (UFPE)
Le consul général au moment de la prononciation du discours le 14 juillet 2015

publicado em 11/04/2016

Topo de página