Ateliers Varan : feedback de experiências

JPEG

A Oficina H2O Cine Recife aconteceu em Recife do dia 1 de agosto até o dia 16 de setembro. Dez alunos tiveram a oportunidade de realizar filmes sobre o tema da água e do meio ambiente seguindo os metodos documentários dos Ateliers Varan, grupo francês.

CAROLINA OLIVEIRA fez parte da turma e realizou o filme chamado "Do mar pra cá".. Ela contou um pouco dessa experiência singular para nós.

“Ter a experiência de fazer parte da oficina promovida pelos Ateliers Varan foi uma das coisas mais marcantes que poderia ter acontecido para mim nos últimos anos. Não havia ainda me encontrado profissionalmente e agora tenho certeza de qual caminho eu quero seguir.

O método aplicado é bastante intenso, o que faz com que você necessariamente escolha uma das duas opções: ou mergulhar de cabeça na experiência, ou desistir dela. E pra quem escolheu a primeira, o retorno é muito maior do que se pode imaginar. Tanto no que diz respeito ao conhecimento técnico, de saber usar os equipamentos e se reconhecer como um profissional, como também sobre a vida e as relações humanas.

Participar de uma oficina de documentário com um método de ensino tão prático faz com que a interação com o desconhecido ganhe um protagonismo no nosso cotidiano que vai contra ao que se é visto hoje. Em uma sociedade onde a informação é passada de forma tão efêmera, parar um pouco o seu dia e valorizar o que o outro tem a dizer, se tornou algo até raro. Principalmente se estamos lidando com uma pessoa que acabamos de conhecer. E foi isso que os Ateliers Varan me proporcionou: poder enxergar o mundo saindo da superficialidade de tempos líquidos, onde nada é feito para durar.”

publicado em 04/10/2016

Topo de página